BLOG

O que a sua empresa ganha com a nova lei da terceirização?

lei-de-terceirizacao-de-servicos-7-new

Como você já deve saber, o trabalho terceirizado é aquele realizado por colaboradores que não são diretamente contratados pela empresa para a qual trabalham. Para que esse tipo de contratação aconteça de forma legal, existe a Lei de Terceirização, que determina as condições desse tipo de trabalho.

Até 2017, antes de entrar em vigor a Lei Federal 13.429/2017, que instituiu oficialmente a Lei de Terceirização no Brasil, algumas decisões judiciais determinavam, por exemplo, que apenas atividades-meio poderiam ser terceirizadas, como serviços de limpeza e segurança.

Mas com a Nova Lei de Terceirização, qualquer atividade de uma empresa pode ser terceirizada, incluindo as suas atividades-fim. Por exemplo, uma empresa de TI pode agora contratar programadores terceirizados.

Vamos ver então como a sua empresa pode se beneficiar da nova lei de terceirização?

As maiores vantagens da Nova Lei de Terceirização para a sua empresa

Vamos ver a seguir algumas das principais vantagens da terceirização de serviços, incluindo as mudanças a partir da Lei Federal de 2017.

  • OBTENÇÃO DE MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA
  • OTIMIZAÇÃO NA GESTÃO DE PESSOAS
  • MAIOR FOCO NA ATIVIDADE PRINCIPAL DA EMPRESA
  • REDUÇÃO DE CUSTOS E MAIOR PREVISIBILIDADE DAS DESPESAS

Obtenção de mão de obra especializada

A terceirização torna a obtenção de profissionais competentes muito mais ágil e prática. Isso porque, terceirizando determinada função, você contrata uma empresa especializada em recrutar e treinar funcionários especificamente para essa finalidade.

A sua empresa, dessa forma, pode pular a etapa do recrutamento, da seleção e do treinamento, e também não precisará manter em seus quadros uma equipe que seja responsável por esse processo.

Otimização na gestão de pessoas

Toda essa mão-de obra que a sua empresa não precisou recrutar e treinar, também será gerida pela empresa de terceirização contratada, incluindo as suas demandas administrativas. A gestão do seu negócio poderá então se concentrar nos seus funcionários contratados e nas tarefas estratégicas relacionadas ao core business

Maior foco na atividade principal da empresa

E por falar em core business, se todas as funções na sua empresa são exercidas por funcionários próprios, haverá um gasto de energia, tempo e recursos enormes para administrar e gerenciar todas elas. Sendo assim, o foco em sua atividade principal acaba ficando comprometido.

Terceirizando serviços, todos esses recursos podem ser voltados à sua atividade principal, ampliando enormemente a capacidade do seu negócio em se tornar competitivo, naquilo a que realmente se propõe.

Com a Nova Lei de Terceirização, não apenas atividades-meio podem ser terceirizadas, como também as atividades-fim; e foram feitas alterações no tempo máximo para vagas temporárias. Isso proporciona a oportunidade de ampliar o quadro dos funcionários que exercem as funções principais do negócio, sem precisar haver novas contratações.

Redução de custos e maior previsibilidade das despesas

Todas as vantagens que citamos acima possuem um grande impacto na redução dos custos operacionais, principalmente porque a terceirização tem um custo-benefício bastante positivo frente à formação de equipes internas.

Custos de seleção e treinamento, gestão, encargos trabalhistas, entre outras despesas relacionadas aos funcionários terceirizados, ficam sob a responsabilidade da empresa contratada.

Além disso, são eliminadas as despesas relacionadas que não previsíveis e há uma redução considerável nas tarefas do seu pessoal responsável pela área financeira, contábil e administrativa. Com isso, seu custo operacional se torna não apenas menor, como também mais previsível.

A nova lei derrubou a retenção de 4% do valor das contratações para a garantia de direitos trabalhistas, que era responsabilidade da empresa que contrata terceirizados, tornando a terceirização ainda mais financeiramente atrativa.

Terceirizados agora também não podem mais optar por cobrar direitos trabalhistas de quem contrata o trabalho terceirizado, sendo eles de responsabilidade da prestadora.

Maiores possibilidades para o investimento e a expansão

Resumindo tudo que vimos até aqui, terceirizando serviços, a sua empresa estará com profissionais de alto nível, com a gestão e a mão-de-obra interna mais focada no core business, além de um menor e mais previsível custo operacional.

Como vimos em um item anterior, a possibilidade de contratar terceirizados para a atividade-fim e temporários por seis meses e mais uma prorrogação de noventa dias, pode ser especialmente útil em momentos de crescimento.

Esse cenário favorece enormemente os investimentos e a expansão planejada do seu negócio.

Se a sua empresa almeja crescer, mas a oportunidade ideal nunca acontece, por falta de recursos e por estar envolvida em inúmeros processos que não tem nada a ver com o objetivo principal de sua empresa, a terceirização pode ser a chegada dessa oportunidade ideal e representar uma grande virada para o seu negócio!

Contate a 7 New e veja como podemos ajudar a sua empresa a simplificar e expandir o seu negócio.

Temos os melhores profissionais para inúmeras funções e utilizamos tecnologia que inclui, entre outras vantagens, reconhecimento facial, geolocalização e check-in de atividades, disponibilizados em aplicativos de gestão remota.

A 7 New não possui nenhuma ação trabalhista e nossa excelência se traduz na total satisfação de nossos clientes!

Fale agora com o time da 7 New e conte com nossa equipe para terceirização de diversos tipos de serviços, terceirização de limpeza, limpeza de frota, sanitização e desinfecção de ambientes e serviços para condomínios e eventos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Contatos

(21) 4003-5370 (todo o Brasil)
faleconosco@7new.com.br

Escritório Sede
R. Visc. de Maranguape, 9
Centro, Rio de Janeiro – RJ
CEP 20021-390

Posso de ajudar?