BLOG

Saiba a diferença entre Trabalho Temporário e Terceirização

diferenca-entre-trabalho-temporario-e-terceirizacao

É sabido que a modalidade do trabalho temporário é uma ótima ferramenta para diversos segmentos do mercado. Isso porque ela possibilita que seja contratada mão de obra adicional sem promessa de efetivação e aumento do quadro de funcionários.

Dessa forma, o trabalho temporário promove benefícios para ambas as partes, visto que, o empregador obtém a mão de obra que precisa para suprir aquela demanda excepcional e o empregado desfruta da renda extra e o aprendizado na experiência.

Mas do que se trata o trabalho temporário, de fato? Vamos detalhar para você.

O Trabalho Temporário é uma modalidade de contratação em que o tempo é determinado, ou seja, o funcionário já é contratado ciente que trabalhará apenas por um certo período.

Em geral, essa ferramenta é utilizada em épocas sazonais, em que o empregador necessita de uma demanda adicional de funcionários. Isso pode ser ilustrado nos períodos de Páscoa, Natal e Ano Novo, por exemplo.

A modalidade também é amplamente usada em casos de substituição de funcionários que se afastaram devido à licença, férias ou desligamento da empresa.

É importante destacar que o trabalho temporário se difere dos demais contratos pois há um prazo certo a ser cumprido. Porém, a contratação desses colaboradores deve ser realizada por uma Empresa de Trabalho Temporário (ETT)

Note que ele também não pode ser caracterizado como trabalho informal ou terceirização. Todos esses detalhes são regulamentados pela Lei do Trabalho (13.429/17). 

Os prazos podem ser de até 180 dias com ou sem prorrogação de até 90 dias sendo autorizada a re-contratação do colaborador depois do término do contrato com um intervalo de mais 2 meses.

O detalhe mais importante é que, no trabalho temporário, o colaborador tem vínculo intermediado pela ETT, mas é subordinado à empresa contratante. Já na Terceirização, o vínculo e a subordinação estão relacionados à empresa que presta os serviços.

Vale ressaltar, que trabalhadores temporários não precisam ter especialização.

Então, quais são as vantagens da Terceirização em comparação ao trabalho temporário?

Vantagens

  1. Todo e qualquer colaborador que passa a exercer as funções cabíveis em contrato, é remunerado pela empresa prestadora de serviços;
  2. A empresa contrata é que deve ter os meios e materiais próprios para a execução das atividades exercidas por seus colaboradores;
  3. O contrato entre as duas empresas não possui tempo limitante, ficando também, as substituições, a cargo da empresa contratada, de acordo com a necessidade;
  4. O vínculo empregatício é totalmente ligado à empresa prestadora de serviços e não ao contratante, destituindo-o de toda a burocracia e processos de seleção e recrutamento;
  5. Os colaboradores todos devem possuir uma especialização em sua área, garantindo aos serviços prestados maior qualidade e eficiência.

E aí, esclareceu mais para você? Já decidiu qual modalidade de trabalho é mais adequada para a situação da sua empresa? Então entre em contato conosco!

Nossos serviços terceirizados são amparados por uma equipe altamente treinada, com utilização de produtos e materiais de qualidade e procedência garantidos, além da preocupação com o meio-ambiente.

São 7 anos no mercado, à serviço da sua empresa!

Fale conosco
WhatsApp: 4003-5412 (todo o Brasil)
Email: faleconosco@7new.com.br

E siga-nos nas Redes Sociais
Instagram: @7newoficial 
Facebook: 7New Oficial

Para mais posts como esse, visite o nosso Blog.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Contatos

(21) 4003-5370 (todo o Brasil)
faleconosco@7new.com.br

Escritório Sede
R. Visc. de Maranguape, 9
Centro, Rio de Janeiro – RJ
CEP 20021-390

Posso de ajudar?